Banner Villas

Header Ads

# 02 - Fim de Ano: Momento de Reflexão, Oportunidade de Mudanças


O final de ano é um período propício para avaliarmos como nos desenvolvemos. Algumas pessoas traçam suas metas, compara com os anos anteriores e busca compreender o que pode melhorar, mudar, enfim, como desenvolver no próximo ano.

As oportunidades de mudanças muitas vezes ocorrem à partir da superação de momentos difíceis pelos quais passamos. Analisar e compreender nossos problemas, amadurecer com as dificuldades e desafios é uma forma de desenvolvermos a resiliência como princípio de vida.

O termo resiliência é oriundo da Física, significa a capacidade que alguns materiais possuem de sofrer uma deformação, mas retornar a sua forma original.

Do ponto de vista comportamental, a resiliência expressa de forma análoga esse fenômeno da Física, visto que compreende nossa capacidade de nos recuperar, superar os obstáculos, não nos deixar abater pelas dificuldades e golpes que sofremos e manter nossa forma original, não nos abalar.

Seguir em frente, olhar pra frente, essa é a nossa intenção ao dizer que o final de ano é um tempo de reflexão e uma oportunidade para mudanças. As dificuldades e percalços que tivemos ao longo do ano devem ser analisadas e se tornar lições para não cometer os mesmos erros, equívocos, saber como repará-los, quando possível, ou amenizá-los. Restabelecermos nosso caminho, mesmo diante de injustiças que possam ter sido cometidas conosco e reconhecer caso tenhamos sido injustos com alguém. Muitas vezes ao longo do ano, no calor das emoções, não temos tempo pra pensar sobre isso, mas ainda que tarde é possível reconhecer e buscar reparar nossos erros em todos os sentidos.

O clima do natal, o fim do ano, de mais um ciclo, de uma forma geral nos desacelera. É aí que temos chances de parar para refletir. 

A Psicologia Desenvolvimentista considera, conforme Gallahue & Ozmun (2001) que o desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano, pode estar relacionado a faixas etárias, mas isso não se aplica a todas as áreas de desenvolvimento. Haywood & Getchell (2004) citam que dentre as características que definem o desenvolvimento, ele é um processo contínuo de mudanças na capacidade funcional. Os organismos vivos estão sempre em desenvolvimento, mas a quantidade de mudanças pode ser mais ou menos observáveis nos diversos períodos da vida.

O que o PEP propõe que busquemos observar as mudanças, estarmos abertos para mais e mudanças que nos qualifiquem, que nos torne melhores em nosso próprio comportamento. A autorreflexão é uma dimensão da autoconsciência, está associada a avaliação dos próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos. É a partir da autorreflexão, da tomada de consciência, que propomos buscar mudanças de comportamentos e de atitudes para seguirmos um rumo que nos torne melhor a cada dia.

Associar a autorreflexão com a resiliência, significa estabelecer, de forma consciente, as alternativas para voltarmos ao nosso estado original quando algo nos atrapalha. É preciso recuperar e superar as adversidades, ir além, pois ao superar barreiras de forma consciente, nos fortalecemos, aprendemos novas habilidades, nos desenvolvemos ainda mais no sentido positivo.

Para nos desenvolver de forma consciente e contínua temos de estar dispostos a mudar, mais mudanças. E embora as mudanças ocorram a todo momento, lembrarmos que estamos em busca de mudanças conscientes, aquelas que implicam em autorreflexão, análise do nossos pensamentos, nossos sentimentos e nosso comportamento. Assimilar, compreender nossas limitações e potencialidades, para aí sim, termos um alicerce seguro para superar nossos limites, as adversidades que enfrentamos ao longo da vida e dar passos para frente. 

Portanto é necessário estímulo, e a autorreflexão é um estímulo, assim como o estudo, a leitura, a observação, a experimentação.

Os exemplos desse episódio tratam disso, de estimulá-lo a refletir sobre suas experiências e buscar mudanças, buscar melhorar sempre, se desenvolver de forma continuada e consciente. A Proposta do PEP é ser um sistema nesse sentido, é estabelecer formação continuada, estimular reflexões e buscar acrescentar a cada episódio uma dúvida, uma pergunta que fique em sua cabeça e o faça refletir para responder o que você deseja para sua vida, como podemos melhorar a cada dia.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO EPISÓDIO NO YOUTUBE:

Postar um comentário

0 Comentários