Banner Villas

Header Ads

#03 - Organização do Intercâmbio Profissional nos EUA: Estrutura, Cultura e Princípios de Cidadania

 


Compreender como os Estados Unidos estruturou seus ideais Constitucionais à partir de sua independência influenciada pelos ideais iluministas parece ser um esforço na cooperação internacional do Governo dos Estados Unidos.

Neste sentido, antes de adentrar ao tema específico do intercâmbio profissional, “Inclusão Social e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência no Contexto de Mega Eventos Esportivos” a organização do International Visitor Leadership Program – IVLP promoveu toda uma contextualização por meio de uma imersão cultural em um city tour, visitas a museus e uma aula específica sobre o federalismo norte-americano.

Percebe-se naturalmente a influência dos Estados Unidos em relação ao modelo implementado no Brasil. Entretanto, a maior descentralização do poder junto aos 50 estados norte-americanos estabelece uma diferença muito grande em relação à distribuição de Poder do Executivo e seus contrapesos Legislativo e Judiciário. Associa-se a isto uma Constituição mais enxuta e objetiva que permite ao cidadão norte-americano se apropriar de seus ideais com maior naturalidade facilitando-se o discernimento em relação ao papel dos Estados, Condados, Municípios e da República.

O episódio n° 04 do PEP - Palestra Esporte Podcast narra as experiências do IVLP em um programa exclusivamente dedicado ao Brasil na oportunidade do período de organização dos megaeventos esportivos (Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016). Embora o tema seja relacionado aos direitos das pessoas com deficiência, as experiências vão muito além e proporciona reflexões sobre absolutamente toda a base de conteúdo do PEP, Desenvolvimento, Comportamento e Cidadania.

Confira nosso episódio acima no link do Spotify ou em vídeo pelo YouTube no link abaixo.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO NO YOUTUBE

Postar um comentário

0 Comentários