Banner Villas

Header Ads

#08 - Ensino, Pesquisa, Extensão Universitária e Inclusão Social nos EUA



Há muito anos venho discutindo sobre como as universidades brasileiras trabalham os pilares de sua finalidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. Ao conhecer duas universidades norte-americanas confesso que a estratégia que vi e como as relações entre estas finalidades ocorrem por lá, me remeteram a algo muito próximo à como eu vinha me posicionando sobre isso.

No Brasil deixamos essas relações se desequilibrarem e alguns setores dependendo do perfil do professor a sua frente, passava a se sobrepor sobre o outro. Cheguei a escutar de colegas que era um sacrifício ter que dedicar a sala de aula. Com todo respeito que tenho pela pesquisa, deveria ser um grande prazer poder compartilhar com alunos universitários a experiência de produzir conhecimentos, mostrar como é todo o processo. Entretanto, ao reduzir as linhas de pesquisa a um perfil cada vez mais restrito, "stricto sensu", o que seria compreensível do aspecto metodológico, mas esquecer o lado mais amplo da área de estudo, o "latu sensu", alguns pesquisadores perderam a motivação de compreender o todo, de compartilhar o todo, e com isso não despertam interesse dos graduandos que se cansam de ver uma ênfase maior a uma determinada questão, que muitas vezes não se vê sentido, num primeiro momento, é claro.

Departamentos que conciliam ensino, pesquisa e extensão conseguem atrelar suas linhas nestes três pilares e muitas vezes há um reconhecimento da comunidade acadêmica, da comunidade em geral e com isso uma identificação maior da sociedade com a finalidade da universidade. 

O episódio 08 apresenta o relato de visitas a duas universidades norte-americanas, a Slippery Rock University e a University of Illinois at Chicago. Os programas de pesquisa, ensino e extensão associados aos processos de inclusão e direitos das pessoas com deficiência são apresentados como uma organização estratégica e sinérgica entre os mesmos. Ao fim do episódio, um curto relato de um evento de lazer junto à Three Rivers Adaptative Sports, uma organização da sociedade civil associada à Move United que mostra como pequenas ações podem alavancar grandes projetos de inclusão de pessoas com deficiência.


Postar um comentário

0 Comentários