Banner Villas

Header Ads

#05 - Gestão em rede, Responsabilidade Social e Papel do Esporte no Processo de Inclusão dos Surdos na Universidade de Gallaudet

 


A organização do esporte nos Estados Unidos e o processo de seu financiamento diferem consideravelmente de como ocorre no Brasil. Claro que temos algumas  semelhanças também, mas o modelo norte-americano conseguiu se desenvolver de forma independente de recursos governamentais. 

Ao visitar a Disabled Sports USA, uma das maiores organizações de esportes para pessoas com deficiência, importantes estratégias mostram algumas possibilidades para nos inspirar e fomentar uma mudança na forma como relacionamos o esporte e as empresas no Brasil. 

Por aqui temos Leis de Incentivo ao Esporte que concedem benefícios fiscais às empresas que investem em esporte e lazer por meio de apoio a projetos de organizações apresentados junto às respectivas esferas de governo em que se pleiteiam recursos. O que parece uma ótima solução, no entanto, não tem conseguido desconcentrar a aplicação de recursos em poucas instituições pelo país. Organizações locais sofrem para conseguir algum recurso e nosso sistema de repasses para financiamento de políticas públicas, não se estabelece como um Sistema. No frigir dos ovos, a ponta do processo, os pequenos municípios e as pequenas organizações acabam sofrendo para desenvolver ações de esportes no país.

Ao repassar recursos de renúncia fiscal, o governo transfere sua responsabilidade constitucional de universalizar o acesso ao esporte e lazer como direitos previstos, para as empresas. Terceiriza-se sua responsabilidade fazendo com que as empresas não invistam no esporte com recursos para além do que já deviam como carga tributária já previstas em seus respectivos balanços. Na realidade elas deixa de investir outros recursos porque com o próprio recurso que deveria repassar como imposto ao Governo, ela pode estabelecer uma ação social e ainda obter importantes retornos de marketing.

Essa é a grande diferença. Nos Estados Unidos há incentivos dependendo do Estado, mas os recursos investidos pelas empresas são para além de deduções, são investimentos cuja análise passa por toda uma estratégia de marketing e análise de retorno em curto, médio e longo prazo ao apoiar uma determinada organização.

A Disabled Sports atua como uma intermediária de outras organizações, subsidiando, por meio de estrutura técnica, organizacional e estratégica, o processo de captação de recursos e repasses aos parceiros. Repasses financeiros às organizações filiadas e repasse de informações estratégicas de engajamento de pessoas e consumidores potenciais em relação ao retorno que o investimento teve em termos de envolvimento, fidelização de clientes e identificação com a empresa em função de sua responsabilidade social.

Neste episódio, essas questões foram levantadas, apresentadas e buscou trazer o espectador a uma reflexão sobre o nosso modelo e o potencial que temos deixado de trabalhar por acomodar as empresas a investirem somente se tiverem renúncias fiscais. 

Para além disso, uma visita à Universidade de Gallaudet em Washington DC, mostrou importantes curiosidades sobre como o esporte influenciou na promoção da inclusão de pessoas surdas nos Estados Unidos. A partir da história da universidade, alguns apontamentos mostram como que Gallaudet se tornou uma das maiores referências de educação de pessoas surdas e inclusiva.

 CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO NO YOUTUBE

Postar um comentário

0 Comentários